Aikido > Perguntas Frequentes

Aikido é um arte marcial?

Considerando o conceito de que as artes marciais trabalham uma organização de técnicas de defesa, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam manter a integridade do seu corpo contra agressões externas, levando consequentemente a uma evolução pessoal através da disciplina mental e o crescimento da auto confiança, SIM, Aikido é uma arte marcial.

As técnicas de Aikido são eficientes para se defender nas ruas?

Sim. Tanto que é muito utilizado em diversas forças de segurança em todo o mundo e tem como princípio utilizar a força do agressor contra ele mesmo.  Porém você também estará sendo treinado a não se envolver em situações de combate real. A maior vitória não é vencer o inimigo. É evita-lo.

Tenho muito medo de me machucar durante o treino. Esse risco existe?

Sim, todavia em proporções bem menores que muitos esportes. O que torna o Aikido ser uma das artes marciais com menor índice de lesões é o fato de não haver competição.

Qual a roupa utilizada nos treinos? Sou obrigado a vesti-la na primeira aula?

Utilizamos o AIKIDOGUI. Um tipo de kimono com algumas peculiaridades. Porém não é obrigatório o seu uso nas primeiras aulas. É comum o uso de roupas de ginástica nos treinos iniciais.

Quando poderei utilizar aquela vestimenta preta que fica sobre a calça?

O nome dela é HAKAMA. Somente poderá vesti-lo quando atingir a faixa preta. Entretanto você já poderá utiliza-lo a partir da faixa amarela. Só que na cor cinza.

Existe alguma sistema de graduação no Aikido?

Sim. Conforme a evolução do aluno a partir do seu treinamento, ele é convidado pelo seu Sensei ao exame de graduação. Nessa cerimônia, sua técnica estará sendo avaliada e se aprovada, mudará de faixa. A ordem de graduação é: branca, amarela, roxa, verde, azul, marrom e preta. Os faixas pretas continuam recebendo graduação (primeiro grau, segundo grau, terceiro grau, etc.).

O Aikido tem cunho religioso? Realiza-se algum tipo de adoração dentro do tatame?

A resposta é não para as duas perguntas. Não importa a sua crença religiosa, desde que seja uma pessoa de bom coração, venha treinar Aikido.

Posso fazer uma aula experimental?

Não só pode como deve! Procure chegar 10 min antes do treino usando preferencialmente uma camiseta branca e calça de moletom de qualquer cor. Evite brincos, pulseiras, piercings e outros adereços que possam causar acidente. Pise na área do tatame sempre descalço. Não há custo para a aula experimental.

Qual a idade mínima para a prática de Aikido?

Crianças em geral são aptas à prática de Aikido. Existem várias turmas infanto-juvenis do Aikido Maruyama distribuída em todo o País. Entretanto ainda não dispomos de turmas infantis na nossa Unidade. A idade mínima é de 14 anos.

Mulheres podem treinar?

Sim. Inclusive, o Aikido é considerado uma das artes marciais mais adequadas para mulheres.

 

Idosos podem treinar?

Sim. Evidentemente poderá ter algumas restrições inerentes às limitações da idade.

Sou obrigado a frequentar todos os treinos?

Não. Embora o ideal seja praticar três vezes por semana, se só puder apenas uma, tudo bem. Mas é o mínimo.

Com relação à contribuição mensal, a quem devo me dirigir? Qual o valor?

Será feito um cadastro com a recepcionista da academia. Sua digital será gravada e após a contribuição, você terá acesso livre ao Dojo, passando pelo sistema de catraca. O valor da contribuição mensal é de R$ 100,00.

Existem normas de comportamento e etiqueta no Aikido?

Sim. Acesse o link: Regulamento Interno

Academia Sergipana de Aikido

Academia Sergipana de Aikido

Rua Estância, 1012

(79) 3214-3521

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
Visitante: