Aikido > História

Morihei Ueshiba

(1883-1969) 

Kisshomaru Ueshiba

(1921-1999) 

Moriteru Ueshiba

(1951- atual doshu)

O Aikido tem suas origens nas tradições seculares das artes marciais japonesas. Foi criado no Japão nas décadas de 1920 a 1960 pelo mestre Morihei Ueshiba, a quem os praticantes desta arte respeitosamente o chamam de O-Sensei ("grande mestre") ou Fundador. Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o Daito-Ryu Aikijujutsu, o Kenjutsu (técnica da espada) e o Jojutsu (técnica do bastão curto).

É uma forma de budo  - um modo de vida que busca polir o “eu” através de uma mistura de treinamento físico rigoroso e disciplina espiritual.

Não há ataque no Aikido. É uma arte de autodefesa contra um ataque não provocado.

Sua singularidade como arte marcial está em sua consciência de um profundo senso de harmonia com toda a criação, - portanto, o treinamento é projetado para defender não apenas a sua integridade física, mas para colocar o atacante sob controle sem a necessidade de infligir dano. As técnicas do Aikido - esquiva, controle, neutralização - são caracterizadas por um corpo relaxado, mente calma, respiração integrada e extensão de energias naturais. Os movimentos são fluidos porém seguros. Na prática, a movimentação do Aikido reflete os fluxos e refluxos, as curvas, ondas e espirais da natureza. A força interior e beleza da arte vem da unidade da mente, corpo e espírito - um estado que permite ao Aikidoista se misturar com o poder do ataque de um oponente e devolvê-lo à sua fonte.

Os métodos de ensino são variados e, além do treinamento sistemático em técnicas de autodefesa não violenta, incluem meditação, respiração, centralização e outros exercícios de apoio. A prática é projetada para desenvolver: habilidade técnica, condicionamento físico, autoconfiança e um espírito de cooperação. Homens, mulheres e crianças de todas as idades podem treinar juntos em uma atmosfera de apoio mútuo e em um nível de energia apropriado para cada indivíduo.

Academia Sergipana de Aikido

Academia Sergipana de Aikido

Rua Estância, 1012

(79) 3214-3521

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
Visitante: